sábado, 7 de maio de 2011

Esperança e superação

Bom dia, meninnas!
Não sei se vocês também, mas eu amo programas de entrevistas. Nesse sentido, a Globo News é um prato cheio. Já assisti muita coisa bacana.
Antes de falar sobre a entrevista, dia 22 de abril, assisti o filme, no canal a cabo, "Eragon". Bem no estilo que gosto: cavaleiros, reinos, bem contra o mau, lealdade, honra, coragem. Tudo que meu lado sonhador e infantil gosta (adorei a trilogia Senhor dos Anéis - :0).
Mas o que quero compartilhar com vocês aqui é a idéia que foi colocada logo no início do filme, sobre a qual eu iria postar após a entrevista que asssiti: o rei malvado fala para seu "capanga" algo no sentido de que ele não permita que o povo que estava dominado voltasse a ter esperança, pois era justamente a falta dela que os mantinha sob seu domínio.
Pois bem. Alguns dias atrás, assisti uma entrevista no programa Globo News Dossiê com uma sobrevivente do holocausto, Eva Schloss. Em um certo momento da entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, ela afirma nunca ter tido vontade de morrer, no tempo em que esteve confinada, e essa era justamente sua força e chance de sobrevivência. Ela disse que gostaria sim, de adormecer e acordar depois que tudo tivesse terminado, mas nunca pensou em dar fim a própria vida. Nunca perdeu a esperança de um milagre acontecer. No final dessa parte da entrevista, ela finaliza com o que foi o motivo de eu querer fazer esse post para compartilhar com vocês: ela cita um escritor que escreveu sobre o Holocausto, Primo Levi, e esse autor afirma que sabia quando alguem iria morrer. Era quando essa pessoa perdia a esperança.
Essa pequena parte da entrevista me comoveu. Como manter a esperança diante de tanto horror? Não parece surpreendente a capacidade de superação do ser humano? Acho que muitas vezes nos subestimamos e deixamos nos abater facilmente (estou falando por mim). Um simples detalhe: esperança ou fé, como queiram, faz toda a diferença em viver ou não. Que força tem esse sentimento, esse procedimento, essa postura diante da vida.
Essa senhora, hoje com seus 81 anos, conseguiu, juntamente com sua mãe, sobreviver milagrosamente não só ao Holocausto, mas à Auschwitz e a Mengele. Libertadas quando os Russos invadiram a Polônia, reconstruiram suas vidas, casaram (sua mãe casou-se novamente, pois seu pai e irmão foram mortos em campo) e hoje ela dá palestras pelo mundo para alertar as pesssoas, para concientizá-las e para que saibam que esse horror todo realmente aconteceu.
Assistam o vídeo da entrevista completa nesse link
, vale muito a pena.
Sobre o filme Eragon, só para relaxar: a cena do dragãozinho filhote dormindo com o garoto herói do filme lembra a minha Lola dormindo comigo e é algo de se querer ter AGORA! rs Não disse que eu tinha um lado infantil?!?! :P

Beijinhos repletos de carinho
Que Deus abençoe a todos.